quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Okeidade - Objetivo da Análise Transacional (Parte 1)

Segundo Crema, o objetivo da AT é tornar o indivíduo ok:
1) Funcionar no circuito positivo da personalidade:
Para Berne, nossa essência é OK/OK e todos nascemos com potencial de Vencedor.
As pessoas não estão Não–OK por natureza, mas por condicionamentos negativos. Então o terapeuta deve levar em consideração, com discernimento e rigor prático, os males, limitações, feridas e dores do cliente, sem circunscrevê-lo a isso, mas conscientizando-o, sobretudo, dos seus recursos, da sua capacidade de ser e se manter OK.
“Quando esta pessoa inicia o processo de atingir sua okeidade, é desencadeada uma reação em cadeia no seu grupo social que a convida a estar novamente Não-OK. Então, quando alguém opta por sua okeidade, tem que renunciar a segurança e estabilidade dos papéis patológicos complementares[i]”, em troca de mais intimidade em relações mais saudáveis, assumindo uma postura firme e nutritiva consigo mesmo e com o outro. Para isso, ela tem que ter clara suas potencialidades, seus recursos para reagir a essas situações.
“Estar OK não significa, necessariamente, ajustar-se ao meio. A AT não se destina a domesticar as pessoas, mas a fornecer-lhes condições e instrumentos para que possam assumir sua autonomia e assim decidirem o que fazer com suas próprias vidas”. Podemos obrigar alguém a ser prisioneiro, mas jamais forçá-lo a ser livre, assim como não podemos fazer com que o mar transforme-se em um rio ou um Jasmim venha a ser uma Rosa. Existe o desejo, a essência, a maturidade e o tempo de cada um... não apresse nem force o curso do rio... ele tem sua própria maestria...
“Também é importante dizer que não é OK sentir-se sempre OK. O impulsor Seja Forte e, em menor grau, o Seja Perfeito e Seja Esforçado, condicionam as pessoas a apresentarem apenas o seu “sentir-se bem” aparente. Neste caso, é necessário dar permissão para a pessoa se sentir mal, expressando sua tristeza, medo e raiva, que são também emoções autênticas”.
2) Responder com Estado do Ego adequado às situações:
Para responder com Estado de Ego adequado às situações a pessoa deve estar funcionado no circuito OK; ter sua catexia equilibrada e consciência do seu funcionamento, para que possa atuar assertivamente nos seus 3 Estados de Ego.
3) Vivenciar o aqui-e-agora com auto-suporte ou autonomia:
Autonomia: desenvolver: - intimidade (P);
- consciência (A);
- espontaneidade (C).

[i] Crema, Roberto. Manual de Análise Transacional. Brasília: Teledata, 1982.

0 comentários:

Postar um comentário